quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Santo de Luvas.


38 anos, no interior de São Paulo, na pequena cidade de Oriente, nascia o maior ídolo palmeirense dos últimos tempos: Marcos Roberto Silveira Reis, para nós, São Marcos.

É emocionante poder falar sobre uma pessoa com exímio caráter igual ao de Marcos, um ídolo realmente, um herói, um exemplo a ser seguido. Emocionante porque vêm deste goleiro as maiores emoções esportivas de minha vida.

Antes de saber o que era futebol e ser fanático (como hoje), o Palmeiras foi campeão Brasileiro em 93 e 94, Paulista em 93, 94 e 96, além da Copa do Brasil e da MERCOSUL de 98. Mas a paixão pelo esporte, pelo time, aconteceu no ano de 1999. Palmeiras x Corinthians pela Copa Libertadores da América, cadê o Velloso no gol? Ele havia se machucado e deu lugar a seu reserva, Marcos. Ali nascia um ídolo, um herói, não só alviverde, mas brasileiro.

Marcos me deu e emoção de poder gritar “É Campeão da Libertadores”. Naquele ano, chorei pelo mesmo Marcos, por uma falha, na final do Mundial Interclubes. Nos anos seguintes, mais defesas de pênaltis, mais decepções e a alegria maior como torcedor brasileiro: pentacampeão Mundial. Ainda naquele ano, Marcos seria rebaixado para a segunda divisão com o Palmeiras.

Já se imaginava que o Santo goleiro pegaria suas coisas e iria embora, tinha proposta do Arsenal da Inglaterra. Mas, não: Marcos calou a todos e ficou no Palmeiras, foi Campeão Brasileiro da Série B e colocou o Verdão no lugar de onde ele nunca deveria ter saído.


São Marcos, então, se machucou e uma série de lesões o foi tirando dos campos aos poucos: Sérgio, Diego Cavalieri, Bruno e Deola foram lhe substituindo, mas o Santo voltou bem em 2008 e foi Campeão Paulista, mais recente título alviverde.


As contusões continuaram o acompanhando, mas Marcos é guerreiro, persiste na carreira, continua fazendo milagres, pegando pênaltis a “rodo” e honrando a camisa que veste há 20 anos.


Obrigado, São Marcos, por trazer à minha vida grandes emoções, grandes títulos e por me dar orgulho em ser palmeirense.


Dia 4 de agosto deveria ser eternizado como o Dia de São Marcos do Palestra Itália.


Parabéns, Marcão, que Deus continue te abençoando e, como você mesmo disse uma vez,, "Deus nunca nos abandona".

Nenhum comentário:

Postar um comentário